

Pais de Origem: Grã-Bretanha
Tamanho: Pequeno
Área de Criação: Média
Agressividade: Baixa
Atividade Física: Alta
Utilização: Caça e companhia.
Tamanho: 23 a 30 cm.
Peso: 5 a 6 quilos.
Aspectos Gerais: É um cão de tamanho médio para pequeno, bem proporcional na relação peso e altura, de ossatura mediana, de estrutura compacta e de silhueta limpa. A cauda é portada alta e amputada de modo que a ponta fique na altura do crânio.
Pelagem: São dois os tipos de pelagem, ambas duplas, duras e resistentes à água.
1) Liso: reto e duro, denso e abundante.
2) Quebrado: curto, com subpelo denso, revestido por uma pelagem dura, bem assentada no corpo e membros.
A pelagem na cabeça forma um contorno que insinua uma sobrancelha e barba. As cores são: branca; branca com marcação em preto ou dourado ou uma combinação das duas e tricolor. As marcações estão preferencialmente na cabeça e base da cauda. Marcações grandes no corpo não são desejáveis.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: E brincalhão, afetivo, independente e nunca agressivo.
Conhecido como o "Vigário Caçador", o reverendo Jack Russell, de Devon, na Inglaterra, foi responsável pelo desenvolvimento da raça no século 19.
A Raça é relativamente nova, desenvolvida há cerca de 200 anos, no sul da Inglaterra, para desempenhar a tarefa de caçar raposas. O Jack Russel Terrier resulta do cruzamento do extinto Old English White Terrier e o Terrier Preto e Dourado (Black and Tan).Em alguns países, este cão era conhecido como Parson Russel Terrier, mas em certa época essas se tornaram raça diferentes apesar das semelhanças muito grandes.
Especialista em acuar raposas, ele foi desenvolvido exatamente para executar esta função: possui caixa torácica compacta e flexível, tronco longo, cabeça e focinho fortes e muita disposição. Determinado e inteligente, o Jack Russell Terrier é um cão corajoso, amigo, atlético e esperto. No trabalho como caçador é implacável e valente.
Cão de Esporte
Quando criado como pet, o Jack Russell Terrier se mostra brincalhão e muito afetivo. Ele tem bastante energia, independência e não é briguento. No Brasil, os exemplares da raça têm sido utilizados com sucesso em esportes como Agility e Flyball, em que geralmente se destacam.
Fonte: (Anuário de Cães)
Nenhum comentário:
Postar um comentário