

País de Origem: Hungria
Tamanho: Grande
Área de Criação: Grande
Agressividade: Média
Atividade Física: Alta
Utilização: Guarda, pastoreio e companhia.
Tamanho: 71 a 76 cm para machos e 66 a 70 cm para fêmeas.
Peso: 48 a 62 quilos para machos e 37 a 50 para fêmeas.
Aspectos Gerais: Porte grande, forte, bem balanceado, de ossatura média e musculoso.Apesar de grande e forte, possui muita agilidade e é capaz de caminha 30 quilômetros por dia.
Pelagem: Abundante, dupla, de aspereza média, variando de muito ondulada a pouco ondulada. Os pelos das orelhas e das patas são curtos, restos e densos, tendo no pescoço e no peito uma juba de 5 a 8 cm, podendo chegar a 15 cm nos machos. A cor do pelo deve ser sempre branca e sem marcas. A pelagem é inodora e fácil de cuidar.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: Determinado, destemido, autoconfiante e muito carinhoso, podendo se tornar agressivo se maltratado. É desconfiado com estranhos.
Atividade Física: Apesar de não ser superativo, necessita de bastante exercício e deve ser mantido ocupado.
O Kuvasz é uma raça de cão pastor usada durante anos como guarda de rebanhos de ovelhas. Acredita-se que ele se escondia entre as ovelhas e, por ter o pelo muito parecido com o delas, enganava predadores, o que permitia o ataque surpresa. Este canino é descendente de raças originárias do Tibet e seu nome deriva do turco kawasz, que significa "guarda armada dos nobres". Os cães desta raça são descritos como fortes, grandes e detentores uma pelagem dupla de ondulada a lisa e branca. Sua aparência é ainda classificada como agradável aos olhos, que irradia nobreza e força. Foi usado durante séculos como guarda de rebanhos, protegendo-os de lobos e ursos, e como companhia.
Chamado de guarda excepcional, adquiriu este adjetivo devido a sua iniciativa, já que é capaz de agir sem receber instruções. Suas estruturas óssea e muscular são fortes e delgadas e suas articulações revelam contornos bem delineados. Sua personalidade é dita devotada, leal, determinada e de temperamento bastante equilibrado. Apesar de alerta, é um animal que tem por preferência não latir. Entre suas principais características psicológicas está o fato de, para ser um cão de guarda, não precisar de adestramento. Já entre as físicas, está a sua pelagem, que é descrita como auto-limpante. De porte grande, pode atingir os 75 cm e pesar 62 kg.
À beira do extermínio.
Introduzida na Hungria pelos turcos, a raça quase desapareceu durante a segunda guerra, quando muitos exemplares foram fuzilados pelas tropas alemães que atravessavam o país. Como guardavam as grandes propriedades, os seus donos e os rebanhos, eram os primeiros a serem eliminados pelas tropas invasoras.
Instinto Protetor
O Kuvasz pode ser um bom companheiro, por apresentar um alto instinto protetor, principalmente com as crianças que convive. Inteligentes, os cães da raça aprendem com muita facilidade. Um filhote com apenas sete semanas já é capaz de aprender alguns comandos de manira tão eficaz quanto um adulto. Normalmente, mantém uma relação muito forte com o dono.
Fonte:(Anuário de Cães)
Nenhum comentário:
Postar um comentário